March 19, 2012

O meu Pastor Belga pode ser campeão?

Esta é uma das perguntas mais frequentes que os donos fazem quando adquirem um cachorro. 


Ninguém lhe pode garantir que o seu cachorro Pastor Belga de 2 meses possa vir a ser Campeão. O seu Pastor Belga pode ser Campeão Nacional de várias modalidades e de Beleza. Esses titulos dependem de várias variáveis, incluindo voçê. 


Neste artigo irei descrever como obter o titulo de Campeão Nacional de Beleza.


Não hesite em contactar o criador do seu cachorro ou qualquer criador recomendado pelo Clube da sua raça.


Para obter o  titulo de Campeão Nacional de Beleza o seu Pastor Belga tem de participar no Campeonato Nacional de Beleza ,ver post " Como participar com o seu Pastor Belga numa exposição" ). 


Ao abrigo dos regulamentos actuais nacionais ( ver em http://www.cpc.pt/?cpc/regulamentos,pt ), o seu Pastor Belga tem de obter 4 C.A.C , em que pelo menos 1 tem de ser Qualificativo de Campeonato (CAC-QC) , uma classificação de Excelente nas classes obrigatórias  na monográfica anual organizada pelo Clube Português de Cão de Pastor Belga e ainda uma classificação de Excelente numa das Exposições Qualificativas de Campeonato organizadas pelo Clube Português de Canicultura (Porto, Lisboa ou outra quando lhe for atribuido o CAC-QC , a titulo excepcional).


As Exposições Qualificativas de Campeonato Nacional de Beleza realizam-se geralmente ao Domingo sendo os seus programas antecipadamente publicados no site do CPC (www.cpc.pt).


O Programa da monográfica do Cão de Pastor Belga em que também é atribuido o CAC-QC para o Campeonato Nacional também é publicado no site do Clube Português de Cão de Pastor Belga (www.cpcpb.com).


Os quatro Certificados deverão ser atribuidos por pelo menos 3 juízes diferentes. 


O C.A.C-QC atribuido na Monográfica anual do Cão de Pastor Belga também é válido para os requesitos anteriores mencionados.


Não existe limite de tempo para concluir o Campeonato Nacional Português, podendo obter os requesitos durante os vários anos da sua vida.


O que são C.A.C?


. C.A.C significa Certificados de Aptidão ao Campeonato, que podem ser obtidos quando o seu Pastor Belga após obter a classificação de 1º Exc ou 2º Exc na classe intermédia, aberta ou de trabalho , irá disputa-lo com os restantes primeiros e segundos classificados com Excelente das outras Classes. Cada Certificado é sempre disputado em cada género: Macho ou Fêmea. Sendo portanto atribuidos no máximo 2 por exposição, em cada variedade do Pastor Belga.
Apesar do seu Pastor Belga poder obter a classificação de "Melhor da raça", ou "Melhor Macho ou Fêmea", não significa que o juíz lhe atribua o C.A.C, razões que o juíz certamente lhe explicará em ring.




Outros titulos serão descritos em próximos artigos.


Divirta-se e transforme as Exposições num hobbie para ter novas amizades e conhecer novos Pastores Belgas.






.

NEXT EVENT

15 de Dezembro - 2012 - Póvoa de Varzim