March 9, 2012

Como participar com o seu Pastor Belga numa exposição?


Uma Exposição é uma observação do aspecto exterior do seu Pastor Belga por um juíz competente para o avaliar segundo um standard da raça.
Para participar nela com o seu cão, este deverá estar registado num Livro de Origens , normalmente apelidado de Pedigree. Depois deverá contactar o Clube Português de Canicultura e efectuar a inscrição ( www.cpc.pt).                                                




                                                                              
JWW-11 FIGARO' DES LOUPS DE MOUSETTE  HD A/A ED 0/0 CSAU-CANT
       (pE s.r.Verlain dell'Alta Via x La Rosa Tatuata Callas)
                                                                                   Kennel "Des Loups de Mousette" - Italy




Depois de efectuar a inscrição, virá o dia da sua participação. Na semana antecedente ao dia da Exposição irá ser publicado na web do CPC o horário e o número do ring onde irá participar o seu Pastor Belga.
Antes da participação leia o estalão da raça, poderá vêlo neste Blog.

                                                

Chegado ao local da Exposição deverá dirigir-se à secretaria da exposição para levantar a respectiva documentação do seu cão, tente chegar cedo de forma a ter tempo para preparar o seu cão. Não se esqueça de levar o Boletim de vacinas devidamente preenchido e com o plano de vacinações anual efectuado.
Nunca deixe o seu Pastor Belga dentro do automóvel.

Há hora indicada apresente-se com antecedência na porta de ring  e espere pela indicação do comissário de ring para entrar.

Não se esqueça de levar roupa e apresentação adequada, isso mostrará o seu respeito pelo seu cão e pelo espectáculo onde está a participar. Prepare cuidadosamente o treino do seu cão e o pêlo, tudo contará no resultado final. Não se esqueça de levar uma trela adequada.





Dentro de ring siga as instruções do juíz e limite-se a obedecê-las, respeitando os outros participantes. Cada uma das instruções do juíz tem um prepósito claro para permitir uma observação cuidada de cada um dos pormenores do seu cão. Vai ser-lhe pedido a observação da dentição e dos testículos no caso de ser macho, prepare estes aspectos em casa.

Durante este periodo permaneça atento e concentrado ao juíz e ao seu cão. Não se distraia com o público nem com situações alheias ao momento em que está a participar.

No final o seu cão será avaliado conjuntamente com os outros e será dado o seu resultado. Caso vença a sua classe (ver post de classes)espere pelas finais no local onde o comissário de ring lhe pedir. Se tiver alguma dúvida esclareça-a com o comissário.

Após o resultado final, cumprimente os outros participantes e o juiz.. Celebre e disfrute fora do ring. Para que o seu resultado seja válido para o campeonato terá que aguardar pelas finais da tarde (consultar diagrama nos próximos posts) . Não canse o seu cão, mantenha-se num local tranquilo e fresco. e apresente-se no local de pré-ring e aguarde pelas indicações dos comissários ai presentes que lhe indicarão o que fazer.
Mantenha-se atento e concentrado novamente a todas as indicações e sobretudo ao juíz..



O juíz irá indicar a sua classificação, permaneça ou retire-se do Ring de Honra conforme a decisão anunciada.


Não hesite em contactar previamente o criador do seu Pastor Belga, ele irá auxiliar em tudo o que necessitar.
Boa sorte e divirta-se!

NEXT EVENT

15 de Dezembro - 2012 - Póvoa de Varzim